domingo, 20 de maio de 2007

Texto n° 2 - RELAÇÕES ECOLÓGICAS

O funcionamento de uma comunidade depende das diversas formas como os seres vivos que nela habitam iteragem entre si. Quer os seres vivos vivam isolados ou em grupos, as formas de comunicação são muito variadas. As causas que permitem estas interações estão muitas vezes ligadas a alimentação e a reprodução. No decurso da comunicação estabelecem-se relações entre seres vivos da mesma espécie - relações intra-específicas e as relações entre seres vivos de éspecies diferentes - relações interespecíficas.
Quando analisadas isoladamente, essas relações podem se revelar harmônicas ou desarmônicas.

Relações harmônicas ou positivas Intra- Específicas.

Sociedade: Interação entre indivíduos da mesma espécie, em que há divisão de trabalho. Ex: insetos como abelha, cupins e formigas.
Colônia: Interação em que há associação anatômica entre indivíduos da mesma espécie formando uma unidade estrutural e funcional. Ex: coral-cerebro e caravela.

Relações Interespecíficas relações harmônicas ou positivas:
Mutualismo: Associação obrigatória entre indivíduos de espécies diferentes em que ambos se beneficiam. Ex: algas e fungos que formam líquens.
Protocooperação: Associação facultativa entre indivíduos de espécies diferentes em que ambos se beneficiam. Ex: anêmona-do-mar e paguro
Inquilinismo: Associação entre indivíduos de espécies diferentes, em que um deles (o inquilino) se beneficia pelo fato de se fixar ou se hospedar no outro (o hospedeiro) que não é prejudicado. Ex: orquídeas, bromélias (inquilinas) e árvores (hospedeiras).
Comensalismo: Associação entre indivíduos de espécies diferentes, em que um deles denominado comensal, aproveita restos de comida ingerido pelo outro, sem prejudicá-lo. Ex: tubarão e peixe piloto (comensal).
Relações desarmônicas ou negativas
Amensalismo: indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. Ex: maré vermelha, Pinus eliote.
Predatismo: um indivíduo, o predador, ingere o outro, a presa de outra espécie. Ex: cobra (predador) rato (presa).
Parasitismo: indivíduo de uma espécie, o parasita, vive no corpo de outra espécie, a hospedeira retirando aliementos dela e causando-lhe prejuízos. Ex: lombriga (parasita) e homem (hospedeiro).
Competição interespecífica: disputa entre indivíduos de espécies diferentes por recursos do meio que não existem quantidades suficiente para todos.

Nenhum comentário: