domingo, 20 de maio de 2007

Textos n° 1 ECOLOGIA

A célula é a unidade biológica e funcional dos organismos vivos. Constitucionalmente, a célula apresenta um considerável poliformismo acompanhado por diferenças no tamanho, número e funções. O conjunto de células especializadas que se diferenciam durante a fase embrionária para desempenhar funções específicas irá formar os tecidos. Os tecidos formão os orgãos corporais. Quando os orgãos atuam em conjunto para produzir determinada função vamos ter os sistemas. Os diversos sistemas funcionando em conjunto constituirão o organismo de um i ndivíduo. A partir dos organismos é que vamos poder idenificar os diversos níveis estudados em ECOLOGIA. Mas o que é ecologia? Etmologicamente, ecologia (do grego oikos, ''casa ambiente'', e logos, ''estudo'') é a parte da biologia que busca estudar os seres vivos, como estes se relacionam e a interação destes seres vivos com o meio ambiente.
Enquanto sujeitos sociais temos o dever de conhecer este espaço chamado biosfera, analisar este complexo e delicado equilíbrio, apontando meios de soluções para preservar ou restaurar o que já subtraímos dele. Mantemos uma relação muito estreita com tudo que nos cerca, sejam estes elementos bióticos (seres vivos)
ou abióticos (ar, solo, água). São inquestionáveis as realações dos seres vivos entre si e com os espaços naturais por estes utilizados. E é por essas e várias outras razões pelos quais temos ecossistemas tão diversificados, cada qual com suas espécies, características e que conseguiram ao longo do processo evolutivo estabelecar-se de acordo com as condições ambientais oferecidas. É a chamada luta pela sobrevivência. Nesta luta precisamos unir forças para tornar este ambiente viável a todas as espécies.

ESPÉCIE: segundo ao conceito biológico, indivíduos pertencem a mesma espécie quando é possível ocorrer um cruzamento resultar descendentes viáveis e férteis. Como por exemplo o cão doméstico.
POPULAÇÃO: indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma determinada região geográfica.
COMUNIDADE: o conjuto de populções diferentes que habitam um determinado espaço geográfico, interagindo direta ou indiretamente com as outras.
ECOSSISTEMA: é definido como um sistema aberto que inclui, em uma certa área, todos os fatores físicos e biológicos (elementos bióticos e abióticos) do ambiente e suas interações.
BIOSFERA: é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta habitado pelos seres vivos ou seja é a porção da Terra onde a vida se faz presente.

Componentes Abióticos: Os componentes abióticos de um ecossistea são representados por fatores físicos como luminosidade, temperatura, ventos, umidade etc., e por fatores químicos como a quanidade relativa dos diversos elementos químicos presentes na água e no solo.
Componentes Bióticos: Seres autótrofos e heterótrofos. Os seres vivos de um ecossistema podem ser divididos em autótrofos e heterótrofos. A maioria dos seres autótrofos (algas, plantas e certas bactérias) faz fotossíntese, captando energia luminosa do sol e utilizando-a na fabricação de matéria orgânica.
Os heterótrofos podem ser:
Consumidores primários: São os animais que se alimentam dos produtores ou seja são as espécies herbívoras.
Consumudores secundários: São os animais que se alimentam dos herbívoros,a primeira categoria de animais carnívoros.
Consumidores terciários: São os grande predadores como os tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas sendo considerados os predadores de topo de cadeia.
Decompositores ou Bioredutores: São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente.

Nenhum comentário: