sábado, 19 de maio de 2007

Você Sabia? Leia sobre a casa totalmente ecológica.

Uma casa sem ar-condicionado, sem aquecimento central, sem gás de cozinha e sem energia fornecida por companhias de eletricidade. As pessoas que moram nessas casas não vivem no tempo das cavernas. Pelo contrário: essas casas são as residências do futuro.
Placas que captam a energia solar substituem os vidros das janelas: luz de graça e sem causar danos ao meio ambiente. Até o fogão funciona com a energia fornecida pelo sol. O recheio das paredes, feito de estopa e papel picado, garante o calor no inverno. No verão, gigantescos tubos, que parecem chaminés, captam e distribuem ar fresco pela casa. A água é encanada, mas só vem da rua quando não cai do céu. No porão da casa, um tanque guarda a água da chuva.
“A natureza depende de atitudes assim. Faz parte do mundo moderno e temos que pensar nisso”, explica o morador de uma das casas.
O primeiro condomínio inteiramente ecológico foi inaugurado há apenas cinco anos. O funcionário da companhia que desenvolveu o projeto em Londres diz que, no começo, parecia o maior “mico”. “As pessoas torciam o nariz e achavam alternativo demais. Mas a idéia era um prenúncio. O mundo deu suas voltas e as previsões sobre o futuro do meio ambiente se tornaram pessimistas. O homem passou de vítima a responsável, e o que era mera opção virou obrigação”, conta ele.
Morar em uma casa ecológica não significa simplesmente cortar a emissão de dióxido de carbono e pronto. Trata-se de um novo conceito de vida que está se tornando moda na Grã-Bretanha. Tanto que o governo já tem um plano para que todas as novas casas do país, a partir de 2016, sejam construídas de acordo com as normas de proteção ao meio ambiente. Em um condomínio em Londres, cem famílias já vivem fazendo a parte delas, com as consciências ecologicamente tranqüilas.
Na onda das casas vieram os negócios. Muitos empresário britânicos enxergaram lá na frente. Um comerciante, em Londres, abriu uma loja especializada em material de construção genuinamente ecológico: de tijolos crus, que não dependem de fornos para ficarem prontos, a madeira produzida em florestas plantadas exclusivamente para fins industriais.

Nenhum comentário: